Pages

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Pedalada no topo de prédio de 23 andares reúne 400 pessoas em Fortaleza

Enquanto alguns tem medo de pedalar em terra firme, outros já pedalam a dezenas de metros de altura. Próxima edição do evento é prevista para 2015
 
Grupo pedala na altura do topo dos prédios da Aldeota (foto: Pedro Alves)

Olhando de cima para baixo, a sensação é de vertigem: o ônibus do transporte público que passa na avenida Santos Dummont mais parece uma miniatura. É nesse cenário – no topo de um prédio de 23 andares – que cerca de 400 pessoas se reuniram neste sábado (1º) para participar do 2º Pedal Nas Alturas – evento que leva os amantes de bike para uma experiência em elevada altitude. O cenário dessa aventura foi o heliponto da torre Corporate Plaza Business Center, no coração da Aldeota. Ao redor, só se vê céu, nuvens, o topo dos prédios, o campo do América e, no horizonte, o mar.
20141101_161238_01
Cerca de 80 bikes fixas foram instaladas no heliponto do prédio (foto: Pedro Alves)
O evento se insere em um tipo ciclismo praticando nas salas das academias que simula sensação de pedalar nas ruas, utilizando bicicletas fixas no solo. O nome oficial é cycle indoor – ou ciclismo indoor -, praticado em um equipamento que reproduz as dificuldades enfrentadas por quem pedala nas vias das cidades.
“O objetivo do professor é fazer com o que o aluno tenha a sensação de ter superado o desafio que é pedalar nas ruas, e o equipamento usado é a bicicleta, que tem o peso no pedal para simular uma subida, por exemplo”, afirma o educador físico Amenon Augusto Noronha, um dos coordenadores do projeto.
Ele explica que o Pedal Nas Alturas leva o cycle indoor para o topo do prédio. “Aqui, hoje, o que temos é a festa do cycle indoor”, conta, após mais uma aula. A farra dos ciclistas é acompanhada por música eletrônica, que ajuda a manter o ânimo dos participantes, sob o comando da DJ Mila Mian. O professor que comanda a equipe também tem a missão de não deixar ninguém ficar cansado. Essa é uma das atribuições do educador físico Rainier Alves, professor da equipe, e que também coordena o evento. Neste sábado, enquanto o sol se punha, ele concluía mais uma aula.
“A energia que a gente recebe de volta dos alunos é muito boa e muito positiva. As pessoas vem pra cá pra pedalar, porque aqui temos uma sensação totalmente diferente de uma academia. Além do pôr do sol, ainda tem o mar à nossa vista”, comenta. Segundo ele, o Pedal Nas Alturas é um experiencia trazida de Brasília, onde já foram realizadas sete edições. Em Fortaleza, a primeira foi realizada em novembro do ano passado, segundo Amenon.
20141101_165205_01
O sol se põe enquanto os alunos pedalam (foto: Pedro Alves)
A jornalista Zarhi El Malek aderiu. “Aqui temos uma outra inspiração. O Sol, o vento, o mar. Tudo isso agrega ao seu pique. A gente acaba não se cansando tanto”, conta ela. O evento é organizado por uma parceria comandada pelaCentral do Corpo Training Clube com as academias AYO FitnessMegaGym e FitTech. Para participar, não é necessário ser matriculado em qualquer das unidades.
A inscrição custa R$ 80. Equipes de parceiros distribuem picolés, água, repositor e bebidas energéticas. Há ainda um espaço lounge, climatizado, onde os alunos podem comer frutas e receber massagens. Nesse setor trabalhou a massoterapeuta Janaína Denair. “Eles (alunos) pedem muito a massagem relaxante nas pernas e nas costas. A maioria chega aqui com os músculos tensos, principalmente na região lombar e nos ombros”, explica.
Neste sábado, foram realizadas quatro aulas em horários diferentes. A primeira recebeu o nome de “Pedal de largada”, e teve início às 15h. Devido à elevada exposição ao sol nesse horário, esta é a sessão menos procurada pelos participantes. Em seguida, aconteceu às 16h a aula intitulada “Pedal da tarde”, com lotação máxima. Na sequência, às 17h, hora de ver o sol de pôr com o “Pedal do pôr do sol”, também lotada. Já à noite, foi realizado o “Pedal nas estrelas”, também lotado, com iluminação especial. “O espaço vira uma boate”, resume Rainier. Para quem se interessou, é preciso aguardar. A próxima edição está prevista para 2015.







Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Blogger Templates